quinta-feira, 25 de junho de 2015

A Baixinha Invocada de Polímero! - Imbel MD6 TC

Projeto 1911
O Projeto Colt 1911 é sinônimo de robustez, rusticidade e confiabilidade, é uma pistola simples e bruta, apresentada inicialmente no calibre .45 ACP. Uma peça lendária e imortal capaz de disparar grandes balotes contra o alvo.

Algumas marcas ousaram e resolveram equipar o projeto 1911 com outros tipos de calibres além do pesado, lento, mas não menos poderoso, quarenta-e-cinco. Destaque no estrangeiro para Kimber, Springfield e STI.

Nossa tão conhecida Imbel foi uma dessas marcas percussoras nessa prática de "hibridizar", licença poética para invenção dessa palavra, a pistola e iniciou com o caibre 9mm Luger Parabellum no modelo MD1 para equipar as forças armadas em substituição ás antigas Berettinhas. 

Com a evolução da empresa no mercado, outros modelos com outros calibres foram lançados, como .380 ACP e .40 S&W para tiro esportivo e defesa; e para uso policial, respectivamente, todas com base 1911.


A Imbel é uma empresa tradicional, porém ousada, é conhecida pelos seus frames largos e robustos para o modelo denominado GC, ou seja, grande capacidade, comportando carregadores bifilares e tornando a 1911 muito mais eficiente, eliminando o seu grande déficit que era a baixa capacidade dos carregadores monofilares. Agora pensem comigo, o projeto original 1911 já era um modelo rústico e robusto, e com o frame em GC, faz o projeto original parecer uma menininha.





Gimli e a MD6 XODÓ

As pistolas da Imbel não possuem um acabamento muito refinado, mas são super resistentes e confiáveis. Acho que BRUTAS é a palavra certa. Já assistiram "O Senhor dos Anéis" ou "Hobbit"? Sabem aqueles anões? Comparem essa Pistola e um Anão. Cara, é a mesma coisa - baixinhos, parrudos e invocados!



Entretanto, muita polêmica surgiu quando a Industria de Material Bélico do Brasil, novamente inovou o tradicional, desenvolvendo um novo modelo, para a Imbel MD6, o modelo TC de corpo de polímero. Foi uma afronta aos amantes da Imbel e do projeto 1911. Era uma heresia total sacrificar toda a imponência e a maior qualidade da Imbel que era sua robustez por isso... Um corpo de... plástico!?




O preconceito com arma é imenso, sempre tem alguém pra falar  mal da arma "ai que caiu e quebrou tal peça" "Ai que só tem em kit ADC e eu não gosto (outra postagem falarei do ADC)". Foram poucos que gostaram da arma e entenderam seu propósito - o uso policial e defesa pessoal, o polímero a deixa mais confortável para porte, e não demorou muito para a Polícia Civil do  Estado de São Paulo adotar essa pistolinha junto ao seu bagunçado acervo de "ponto quarentas" indo das velhas PT940 até PT840 tinindo.
A Imbel MD6 TC possui cano pequeno, e como as outras, cano Bull, esse funil na empunhadura, ou magwell, como queira, para facilitar a alimentação, trilhos, e o kit ADC. Dísponivel em .40 é uma pistolinha bem interessante, não deixa de ter a fibra das de corpo de aço só por ser de polímero.


Explicação básica de ADC: É um sistema que permite desarmar o cão sem apertar o gatilho. O funcionamento consiste em, com a arma engatilhada, levar o cão a frente, com o dedo fora do gatilho, até parar em meio estágio. Quando isto ocorrer, automaticamente a trava lateral será acionada, e ela ficará travada em meio cão.


Com capacidade para 16 tiros (15+1), corpo de polímero e ferrolho de aço carbono, pesa 770 gramas (contra 780g da pt840) com cano de 104mm, custa na faixa de 2800 mil brazukas. Como sua versão original, a xodó, admito, mesmo não sendo a minha preferida, essa pistola é bem querida.

Sugiro acompanharem o canal do Alexandre Lima, que é bem interessante. Ao clicarem no nome dele, serão redirecionados ao video no qual ele fala da MD6, e convenhamos, mil vezes melhor que eu!

Até outrora, bons disparos.

Um comentário:

  1. a imbel md6 de polímero foi redesenhada alterando-se a empunhadura que ganhou um desenho anatômico e substituição de algumas peças como beavertail alem de reformulação do kit ADC que agora é chamado de ADC2. ........me diga como que eu mando fotos para você.

    ResponderExcluir